A chefe do IMF Christine Lagarde diz que regulamentação cripto internacional é inevitável e necessária

A chefe do fundo monetário internacional (FMI) Christine Lagarde contou CNNMoney afirma que a regulamentação de criptomoedas é “inevitável” e necessária a nível internacional.

Quando perguntado durante uma entrevista com o editor dos mercados emergentes da CNNMoney, John Defterios, sobre a crescente popularidade dos mercados de criptomoeda, possivelmente causada por uma “fome de por altos retornos nos mercados globais”, Lagarde respondeu que a tendência mostrou uma “mentalidade do rebanho” daqueles que procuram produtos de alto rendimento, bem como um elemento de especulação.

Lagarde acrescentou que essa tendência também foi impulsionada pela “atividade sombria”, uma referência ao potencial das criptomoedas para a lavagem de dinheiro e outras atividades on-line ilegais devido à sua natureza anônima.

A própria Lagarde foi condenada por acusações criminais em 13 de dezembro de 2016 por facilitar uma transferência ilícita de $400 milhões entre Nicolas Sarkozy e Bernard Tapie, embora tenha negado qualquer irregularidade.

No que diz respeito à regulação do cripto, Lagarde falou sobre sua inevitabilidade e a necessidade de se concentrar em regular atividades ” sobre ” entidades “:

“É claro que precisamos de regulamentação internacional e supervisão adequada”.

Já em outubro de 2016, Lagard disse ao Wall Street Journal que ela vê os bancos adotando moedas digitais nos próximos cinco anos, ao mesmo tempo em que acrescenta que esse regulamento será necessário para prevenir a lavagem de dinheiro e atividades fraudulentas.

Leia também: Bitcoin faz pouco progresso e analistas veem resistência nos US $10 mil

E em outubro do ano passado, Lagarde manifestou interesse no FMI possivelmente liberando sua própria criptomoeda após seus comentários anteriores sobre os benefícios potenciais para países com moedas nacionais fracas para lançar sua própria moeda digital.

Como os mercados de criptomoedas viram um começo volátil relativamente alto para o novo ano, os bancos e as instituições financeiras têm levado mais à sério a regulação de criptomoedas.

Vários grandes bancos em todo o mundo proibiram compras de cartões de crédito de cripto. Por outro lado, a audiência da Commodities and Future Trading Commission (CFTC) e a US Securities Exchange Commission (SEC) em 6 de fevereiro deram a impressão de que a regulamentação futura deve nutrir o setor cripto em vez de sufocá-lo.

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.