Banco Central da Holanda: valor do Bitcoin se movimenta de acordo com buscas no Google

Buscas do Google influenciam o valor do Bitcoin

Um conselheiro do Banco Central da Holanda alegou que as mudanças no valor do Bitcoin coincidem com pesquisas no Google pela criptomoeda, relatou a CNBC no dia 31 de agosto.

Em uma entrevista com o veículo de notícias realizada na quarta-feira, Joost van der Burgt, do De Nederlandsche Bank, afirmou que a tendência se tornou mais clara em dezembro do ano passado, com o advento dos primeiros contratos futuros de Bitcoin no mercado.

“Toda vez que o Bitcoin atinge as manchetes, seja de forma positiva ou negativa, o preço se movimenta de acordo”, afirmou.

A falha da maior criptomoeda do mercado em compensar as perdas iniciadas nas últimas semanas de 2017 geraram várias teorias, criadas pelos círculos financeiros tradicionais, sobre seus cenários futuros.

Leia mais: Rakuten está prestes a comprar uma exchange de Bitcoin por US$2,4 milhões

Webitcoin: Banco Central da Holanda: valor do Bitcoin muda de acordo com atividades de busca no Google

A bolha do Bitcoin estourou?

Retornando ao tema “bolha”, figuras como os economistas Nouriel Roubini e Robert Shiller alegaram repetidamente este ano que o Bitcoin não consegue sustentar preços maiores durante um grande período de tempo.

Leia mais: Novamente em alta, Bitcoin pode voltar a ser foco dos touros do mercado financeiro

Van der Burgt também sugeriu que o estouro desta “bolha” pode não ter ocorrido definitivamente. Ele acrescentou:

“Minha opinião sobre isso é que, por conta da introdução de contratos futuros, a bolha pode ter sido deflacionada antes que ela chegasse em um nível no qual estouraria por completo.”

Van der Burgt não adotou uma postura totalmente anti-Bitcoin. Em um relatório redigido em abril para o Banco da Reserva Federal de São Francisco, no qual ele falou sobre a bolha da criptomoeda utilizando a hipótese de instabilidade financeira de Hyman Minsky, o analista não rechaçou a ideia de que ela pode representar uma inovação genuína.

“Talvez o Bitcoin seja diferente de tudo o que nós já vimos, e talvez daqui uma década sua capitalização de mercado será tão alta que ela obterá o status de nova moeda global,” imaginou ao concluir seu relatório.

Fonte: The Cointelegraph