O Banco Central da Índia trabalha na Regulamentação do Bitcoin

O governo da Índia trabalha numa política regulatória para as criptomoedas

O vice-governador do banco central da Índia revelou que a autoridade está trabalhando em uma política regulatória para criptomoedas como bitcoin no país.

De acordo com o jornal econômico indiano Economic Times, o vice-governador do banco de reservas da Índia (RBI), NS Vishwanathan, estava falando em um evento na cidade de Kolkata quando foi perguntado se o RBI encorajaria a adoção de criptocircuitos na Índia.

Ao manter os detalhes próximos, o banqueiro central confirmou o esforço da autoridade para introduzir uma política de regulamentação clara em um país onde a bitcoin não era legal nem ilegal.

Ele afirmou:

Não consigo comentar sobre uma política que ainda está em preparação.

Uma das economias que mais crescem no mundo

Uma das economias com o crescimento mais rápido do mundo, a Índia viu um aumento tanto na conscientização quanto na adoção de criptomoedas – particularmente desde a controvertida iniciativa de desmonetização em novembro de 2016, que efetivamente viu 86% das notas físicas do país tornadas obsoletas durante a noite.

Leia mais: Jamie Dimon deveria “fazer algum trabalho de casa” com Bitcoin, diz Tech VC

No início de agosto deste ano, o ministro das Finanças da Índia, Arun Jaitley – o mais alto funcionário financeiro do país – admitiu que o mercado de bitcoins da Índia havia mostrado “crescimento notável” em uma sessão do Parlamento indiano.

Pesquisa e proposta para uma nova estrutura para criptomoedas

Apesar de advertir os adotantes e os investidores contra o uso de bitcoin no início deste ano, o RBI agora faz parte de um comitê intergovernamental estabelecido pelo Ministério das Finanças da Índia para estudar, pesquisar e propor uma estrutura para moedas digitais na Índia.

Formado em abril, o comitê logo se abriu aos cidadãos para comentários e sugestões sobre regulação e legalidade das moedas virtuais.

A iniciativa “Cashless India” do governo também levou o RBI a pesquisar criptomoeda fiat para desenvolver uma versão digitalizada da rupia, a moeda fiduciária da Índia.

Enquanto as autoridades indianas deliberam sobre uma política de criptomoedas, o arranque da FinTech Ripple expandiu suas operações com um escritório recém-inaugurado na Índia no mês passado.

O XRP de Ripple, o token nativo que alimenta a blockchain de negócios prontos para empresas, Ripple Consensus Ledger (RCL), é a terceira maior do mundo com uma base de mercado de mais de US $ 10 bilhões.

Fonte: Cryptocoins News

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.