O valor do Bitcoin caiu abaixo de $9700 nesta quinta-feira, após a Índia anunciar que adotará uma política linha dura em relação ao uso de criptomoedads, a fim de combater suas empresas ilegítimas.

Arun Jaitley, Ministro das Finanças indiano, criticou as criptomoedas durante um discurso realizado no parlamento do país.

Jaitley, que estava apresentando o Union Budget (Orçamento da União), declarou que o governo não considera criptomoedas como moedas legais, alegando ainda que os órgãos reguladores tomarão “todas as medidas cabíveis” para eliminar seu uso em atividades criminosas.

O ministro das finanças não listou quaisquer medidas que o governo venha a tomar para evitar o suposto uso de criptomoedas por empresas vis e, mais importante, não falou sobre banir o Bitcoin. Contudo, devido à Índia representar cerca de 10% de todas as transações de Bitcoin, a declaração de Jaitley parece ter colocado mais pressão no cenário de declínio pelo qual passa o mercado dos criptoativos.

Capitalização total do mercado

Em algumas horas após o discurso de Arun, o cap do mercado de criptomoedas caiu de $515 bilhões para $489 bilhões, uma redução de aproximadamente 5%.

Leia mais: Coreia do Sul descobre crimes envolvendo criptomoedas, frutos beiram $600 milhões

Abaixo de $9700

Janeiro se provou um dos piores meses para o Bitcoin dos quais se tem lembrança, tendo em vista que uma variedade de fatores convergiu para anular a notável subida do referido ativo em 2017.

Infelizmente, o carro chefe das criptomoedas parece não ter sacudido a poeira com a entrada do mês de fevereiro, tendo um declínio em seu valor para a marca de $9643. Isso representa um cap de $161,5 bilhões, além de um declínio de 6% em um único dia.

Gráfico do valor de mercado do Bitcoin

Contudo, no caso da Índia, parece que muitos meios midiáticos estão veiculando notícias errôneas, ao informar o país planeja banir o uso de Bitcoin e outras criptomoedas — o que ocasionou uma queda maior do que deveria ocorrer após o discurso do ministro indiano.

Não surpreenderia se o mercado se levantasse, caso informações mais precisas sobre o caso passassem a ser veiculadas entre traders e investidores.

Leia mais: Kodak adia ICO, futuro é incerto

Ethereum assumindo a ponta

Enquanto isso, o Ethereum continua a apresentar números melhores que o Bitcoin na competição de maior cap circulante de mercado. Enquanto todas as outras grandes criptomoedas apresentaram tristes performances, o valor do Ethereum conseguiu aumentar em relação ao dia anterior. Atualmente, seu valor é de $1122 na Bitfinex, o que representa um cap de mercado de $109,3 bilhões, 22% de todo o mercado de criptoativos.

Gráfico do valor de mercado do Ethereum

Sangria desatada para as altcoins

Embora o Ethereum tenha sido bem sucedido na escalada, o mercado foi cruel com praticamente todas as outras grandes altcoins.

A Ripple, que possui o terceiro maior cap de mercado, viu seu preço declinar em 7%, enquanto o Bitcoin Cash e a Cardano sentiram uma pancada de 8% cada.

EOS teve a pior queda das top 10 criptomoedas, escorregando 9%, ao mesmo tempo que Stellar, NEO e Litecoin sentiram um declínio de 7%.

NEM, por sua vez, caiu 4% e atingiu $0,74, sendo a última do ranking das top 10 criptomoedas.

Fonte: CCN.com

Edição: Webitcoin



As melhores taxas e transações em tempo real, só na 3xbit.


Comece agora 3xbit.com.br!