Bitfury lança software para lutar contra crimes envolvendo Bitcoin

A Bitfury, grupo especializado em tecnologia blockchain, fundada em 2011 como uma companhia de mineração, lançou um software chamado Crystal, desenvolvido para ajudar na luta contra crimes envolvendo bitcoin, de acordo com um comunicado emitido à imprensa na última terça-feira.

Crystal permitirá aos seus usuários detectar e examinar atividades criminosas que envolvam blockchain do Bitcoin, evitando interagir com moedas que sejam parte de transações ilegais.

A versão de demonstração gratuita já está disponível, enquanto a versão completa será liberada ainda em março deste ano.

Segundo a Bitfury, o desenvolvimento do Crystal demorou dois anos. A companhia teve a ideia em 2015, fornecendo uma ferramenta que ajudará instituições financeiras e governamentais a lutarem contra atividades criminosas envolvendo Bitcoin.

“A indústria precisa de ferramentas fáceis de serem manejadas pelos usuários, de forma que eles possam rastrear transações de bitcoin e conferir se o endereço do qual você está conseguindo suas moedas é legal ou não,” disse Valery Vavilov, CEO da Bitfury.

bitfury

A ferramenta utilizada pelo software é a famosa detailed risk scoring, que é capaz de rastrear transações suspeitas até o endereço final ou ponto de saque. Ela também calcula o risco de qualquer endereço, que é estimado através do quão próximo ele está de atividades ilegais conhecidas.

Outras ferramentas incluem monitoramento autônomo de endereços Bitcoin, compilação e compartilhamento de relatórios de segurança e o API REST, que permitirá outras plataformas a construir soluções personalizadas utilizando as ferramentas do Crystal.

Um caso de roubo de criptomoedas — o primeiro deste tipo no Reino Unido — foi informado no último sábado. Quatro homens armados invadiram a casa de um trader e o forçaram a transferir todas as suas bitcoins para os ladrões.

No dia 26 deste mês, o FBI emitiu um alerta sobre o crescente número de e-mails contendo falsas ameaças de morte na Califórnia, usados como forma de extorquir criptomoedas.

O Crystal tem grandes chances de ajudar em casos como estes, rastreando as bitcoins roubadas até o ponto de saque, onde os criminosos podem ser pegos em flagrante.

No início deste mês, a Bitfury fez um investimento estratégico na Emercoin, criptomoeda desenvolvida para auxiliar futuros projetos hi-tech.

Fonte: The Cointelegraph

Edição: Webitcoin