Dados mostram que “holders” estão se tornando especuladores de Bitcoin

Dados da Chainalysis mostram que a quantidade de Bitcoin possuída por investidores de longo prazo é quase igual àquela mantida por especuladores de curto prazo.

Leia mais: Bolsa de Valores de Moscou publicará dados sobre ICO

Chainalysis é uma companhia de pesquisa relacionada a blockchain, que analisa conexões entre entidades no blockchain Bitcoin.

Desde dezembro de 2017, a quantidade de Bitcoin mantida por day traders aumentou para 5,1 milhões de BTC, quase igual ao montante possuído por investidores de longo prazo — aqueles que possuíam as moedas por mais de um ano — sendo este de 6 milhões de BTC, o que foi chamado de evento de liquidez do Bitcoin.

Os dados da Chainalysis, que foram compartilhados pelo Financial Times, também mostram que o volume de troca da criptomoeda caiu em conjunto com seu valor, saindo de US$4 bilhões em dezembro para US$1 bilhão atualmente. Philip Gradwell, economista chefe da Chainalysis, acredita que este súbito aumento na liquidez foi um fator fundamental por trás da recente queda da criptomoeda dominante.

Leia mais: Duas outras mining pools de Bitcoin Cash concordaram em processar transações sem custos

egd3dk0zhj201

Além desta descoberta, dados da Chainalysis mostram um descompasso na distribuição de BTC, com um pequeno número de investidores — coloquialmente chamados de baleias — retendo montantes desproporcionais de criptomoedas.

Dos quase 17 milhões de Bitcoin disponíveis, os dados mostram que, em abril de 2018, cerca de 1600 continham pelo menos 1000 bitcoins cada, totalizando quase 5 milhões de BTC e contabilizando quase um terço de todo o BTC em circulação.

Os dados da Chainalysis levantam questões sobre a manipulação dos criptomercados por um pequeno número de investidores. Embora instituições tenham começado a adentrar o mercado, muitos acreditam que o futuro do Bitcoin dependerá de qual atitude os grandes reguladores tomarão.

Leia mais: Mastercard poderá verificar pagamentos feitos com cartões de crédito por meio de blockchains públicos

Fonte: The Cointelegraph