Estônia desiste de seu ambicioso plano para criar sua criptomoeda estatal, a Estcoin

Após sofrer críticas do Banco Central Europeu (ECB), os planos ambiciosos da Estônia para lançar a Estcoin foram indefinidamente cancelados.

Leia mais: EOS avança 18% após lançamento de sua mainnet

Planos esmagados

Em agosto do ano passado, oficiais do governo estoniano anunciaram seus planos de criar uma criptomoeda estatal, chamada Estcoin, que seria oferecida através da primeira ICO estatal do mundo. O plano genial do país de implementar ativos digitais em sua estrutura econômica propunha uma “stablecoin”, estando cada Estcoin pareada com o euro.

Embora a jogada tenha sido um ótimo exemplo de “pensar adiante”, autoridades estonianas parecem ter perdido a noção de seu status na Eurozona – que submete o país às regras do ECB sobre políticas monetárias. Invariavelmente, o anúncio atraiu o criticismo do presidente do ECB, Mario Draghi, e outras autoridades bancárias.

Contudo, ontem um relato do Bloomberg declarou que o país desistiu de seus planos sobre realizar uma ICO, ou pelo menos colocou os pés no chão sobre sua visão acerca dos tokens digitais.

Além de Suécia e Noruega, a Estônia é tida como um dos países mais tecnologicamente desenvolvidos do mundo. O anúncio da Estcoin em 2017 provou este ponto.

Contudo, Draghi criticou abertamente a proposta, declarando que apenas o euro pode ser a moeda do país. Sua opinião foi ecoada pelo diretor do ECB, Ardo Hansson, que expressou seu desapontamento com os “relatos governamentais errôneos” sobre a Estcoin.

Notadamente, até 2011 a Estônia não tinha adotado o euro, sendo então introduzida na administração da Eurozona.

Leia mais: Ramo de seguros do Alibaba promove o uso de blockchain na indústria da saúde

Estonia flag

Programa de E-Residência é o único caso de uso

Siim Sikkut, que lidera as estratégias de TI do país, confirmou às agências de notícia locais sobre a ação. Ele acrescentou que a Estcoin deve ser utilizada como incentivo para os e-residentes – estrangeiros que se mudam para o país para criar companhias e assinam remotamente documentos administrativos.

Sikkut declarou:

“Nós concordamos em conversas políticas que a Estcoin será um meio de transação dentro da comunidade e-residente. Outras opções não foram colocadas na mesa. Nós não construiremos uma nova moeda.”

Kaspar Korjus, autor do white paper da Estcoin, replicou os pensamentos de Sikkut, dizendo que embora os potenciais benefícios da comunidade Estcoin estejam sendo avaliados, o token digital não será uma criptomoeda nacional.

É possível que a Estcoin se depare com sucesso limitado no programa de e-residência da Estônia. Mais de 35 mil estrangeiros possuem cartões digitais de identidade, sendo a maioria de países como Rússia, Finlândia e Ucrânia.

Leia mais: Compre criptomoedas enquanto estão baratas, recomenda especialista

Fonte: CCN