Hard fork do Bitcoin Cash acontece: Tem início a “Hash War”

Bitcoin Cash passará pela “Hash War” após seu hard fork

O Bitcoin Cash ativou um hard fork que dividiu a rede da quarta maior criptomoeda do mundo em pelo menos duas versões competidoras, Bitcoin ABC (BCHABC) e Bitcoin SV (BCHSV).

A rede do Bitcoin Cash passou pelo upgrade nesta tarde, quando as cadeias BCHABC e BCHSV divergiram no bloco 556767. A Bitcoin.com minerou os primeiros dois blocos de acordo com as regras BCHABC — nos quais os nós SV foram marcados como inválidos — embora a BCHSV estivesse minerando seu primeiro bloco no momento em que esta matéria foi redigida.

Webitcoin: Hard fork do Bitcoin Cash acontece: Tem início a "Hash War"

Após o hard fork, a BCHABC — cujo client ativa as funcionalidades do roadmap “oficial” do Bitcoin Cash — manteve uma vantagem significativa nas métricas econômicas e suporte da comunidade. Quase três quartos de todos os operadores de nós de BCH estão executando ABC, comparados a 8% rodando SV. Similarmente, os mercados futuros pré-fork colocaram o BCHABC com um grande ágio, estando a moeda cotada a US$320, em comparação aos US$80 da BCHSV. Ademais, a maioria das companhias que dão suporte ao BCH sinalizaram que, pelo menos a curto prazo, listarão o BCHABC sob o nome “Bitcoin Cash” e sob a abreviação “BCH”.

Entretanto, o BCHSV — cujos apoiadores iniciais são Craig S. Wright e o bilionário Calvin Ayre — estão com a hash rate dominante, controlando cerca de 75% da capacidade de mineração de BCH nos minutos antes do fork.

Os apoiadores do client SV declararam abertamente que utilizarão a vantagem em hash power para atacar o BCHABC, exclusivamente minerando blocos vazios e reorganizando repetidamente sua blockchain, até que os apoiadores capitulem e a maioria econômica vá para o SV.

O Bitcoin.com, de Roger Ver, que recentemente declarou seu suporte ao ABC, contra atacou movendo temporariamente todo o seu hash power de sua mining pool para a cadeia BCHABC — inclusive o hash power que atualmente é direcionado ao Bitcoin.

O chefe de pesquisa da BitMEX, Jonathan Bier, previu que a maioria econômica vencerá, e que os mineradores rapidamente abandonaria a cadeia BCHSV em vez de minerá-la indefinidamente.

O desenvolvedor chefe da Bitcoin ABC, Amaury Séchet, se recusou a desconsiderar mudar o algorítimo proof of work do BCH como uma “opção nuclear”, visando proteger a cadeia ABC em um cenário onde mineradores da cadeia SV consigam atacar a rede.

Fonte: CCN