Hester Peirce, da SEC, traz a sobriedade regulatória que o mercado precisa

Reguladores como a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) não deveriam servir como “porteiros” para novas tecnologias, como o Bitcoin, segundo a Comissária Hester Peirce.

Leia mais: Bitcoin retroage 7% e está de volta aos US$7500, mercado perde US$30 bilhões em capitalização

As palavras de Peirce, proferidas durante uma entrevista concedida ao site CoinDesk após a agência decidir por negar o ETF dos irmãos Winklevoss pela segunda vez, foram reforçadas por um argumento publicado junto à nova rejeição prolatada na semana passada.

Segundo Peirce – que assumiu seu escritório em janeiro deste ano e, antes disso, era integrante da equipe do senado estadunidense – a decisão presta um desserviço para investidores operando no mercado.

“Na minha perspectiva, nós precisamos entender qual é o nosso papel, e ele não inclui decidir quais inovações e tecnologias merecem vingar, e quais não devem,” afirmou Peirce.

Ela acrescentou:

“Eu acredito que esta é uma posição perigosa na qual nos colocamos, e eu acredito ainda que isso lesiona os investidores, pois lhes são negadas oportunidades.”

Talvez de forma não intencional, as palavras de Peirce a tornaram uma espécie de heroína aos olhos da comunidade cripto, rendendo comparações ao efeito causado pelos comentários feitos pelo chefe da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC), J. Christopher Giancarlo, em sua própria rede social no início do ano.

Nos dias que seguiram as declarações tidas como positivas sobre a tecnologia, Giancarlo recebeu o apelido de “Cripto Pai”, apelido que foi estendido à Peirce, sendo ela agora a “Cripto Mãe” e integrante do grupo de reguladores que apoiam as criptos, de certa forma.

Entretanto, segundo Peirce, sua declaração feita na sexta-feira não tinha a intenção de fornecer suporte ao Bitcoin. Em vez disso, as palavras são em defesa de novas tecnologias e de pessoas que investem tempo e recursos para desenvolve-las. Peirce elaborou:

“Eu não estou opinando se o Bitcoin deve prosperar ou fracassar. Eu estou animada pelo fato de que as pessoas estão pensando em novas formas de fazerem as coisas. Bitcoin é uma destas coisas, blockchain é uma destas coisas, bem como outras criptomoedas – mas, reitero, eu não estou defendendo nenhuma inovação ou ativo específico.”

BN UI468 2wjME OR 20170718181555

Requerimentos atendidos

Segundo Peirce, a proposta dos Winklevoss merecia aprovação.

Em entrevistas concedidas na sexta-feira, bem como em sua declaração, Peirce argumentou que a Bats BZX Exchange, exchange que requereu a proposta e pediu uma revisão após a rejeição da comissão em março de 2017, satisfez os requerimentos ditados pelo Ato de Troca de Títulos.

Ela argumentou que é errado que a agência foque na manipulação do mercado de Bitcoin, e que os riscos em questão foram levados em consideração quando a BZX fez seu pedido à SEC.

“Eu acredito que a exchange, ao tomar a decisão de listar este produto, observou se os investidores estavam interessados nele. Se os investidores estão interessados nele, não vejo razão para impedir que eles tenham acesso ao produto.”

De fato, em sua declaração de sexta-feira, Peirce argumentou que uma aprovação desta ordem demonstraria o comprometimento da Comissão em agir dentro do escopo que seu papel lhe garante, que é regulamentar os mercados de títulos financeiros.

“Se alguém está tentando angariar dinheiro para um projeto legítimo, enquanto a pessoa explicar o que está tentando fazer e o que ela fará com o dinheiro, de forma que os investidores tenham todas as informações que precisam – eu não acho que nós deveríamos ficar no caminho,” ela completou.

Leia mais: Binance compra uma carteira para tokens Ethereum em sua primeira aquisição

Nada para seguir?

Apoio ou não, as afirmações de Peirce lhe renderam um grande aumento de seguidores no Twitter que, no momento em que esta matéria é redigida, totaliza 15800. Dados do site de análise SocialBlade mostram que, no início do mês, seu número de seguidores era de 1275, tendo esta nova movimentação representado um aumento de 1139%.

Embora ela tenha esclarecido que não é uma defensora de bitcoin ou criptomoedas, ela afirmou que acha o trabalho sobre esta tecnologia “realmente animador”. Ela afirmou:

“Eu não estou apoiando ativo algum, eu estou apoiando a ingenuidade, criatividade e curiosidade que está motivando as pessoas a investirem seu tempo e dinheiro nestas novas tecnologias. Eu penso que isso é animador. Contudo, reitero, não apoio nenhum ativo, incluindo bitcoin.”

Segundo Peirce, os crentes das criptos que começaram a segui-la no Twitter não devem esperar fogos de artifício.

Ela concluiu:

“Eu acho que a maioria dos meus seguidores acharão a maioria dos meus tweets muito chatos. A maior parte deles é sobre questões regulatórias muito entediantes.”

Leia mais: Thomson Reuters firma parceria com o CryptoCompare para rastrear valores de 50 cripto ativos

Fonte: CoinDesk