O inverno chegou: Zcash ativa Overwinter, seu primeiro hard fork

A criptomoeda focada em anonimato Zcash ativou o Overwinter, seu primeiro hard fork.

Leia mais: Se não pode com eles: Facebook relaxa banimento e passa a aceitar alguns anúncios relacionados a criptomoedas

Zcash ativa hard fork Overwinter

fork ocorreu no bloco 347500, que foi minerado ontem, 26 de junho.

O Overwinter introduz uma série de melhorias na performance do protocolo Zcash. Um dos upgrades é a expiração de transação, que permite que a mempool cancele automaticamente as transações de ZEC que não sejam adicionadas no bloco dentro de um período determinado de 20 blocos (aproximadamente 50 minutos).

Contudo, talvez o mais notável sejam as ferramentas que preparam a rede para futuros hard forks, incluindo o upgrade Sapling, que está previsto para ocorrer em outubro. Desenvolvedores afirmam que este fork aumentará a eficiência das transações e a escalabilidade, particularmente para transações feitas de endereços “blindados”.

https://twitter.com/mineZcash/status/1011424277638328321

De fato, um roadmap de dois anos publicado pela Zcash Company após a ativação do Overwinter envolve focar recursos em engenharia e marketing, visando integrar a privacidade como padrão do protocolo da ZEC.

Consequentemente, este upgrade e os subsequentes podem fazer com que mais usuários utilizem as ferramentas de privacidade da Zcash, que — apesar de serem de conhecimento público — atualmente são utilizadas na minoria das transações de zcash.

Por outro lado, esse modelo de privacidade como padrão pode trazer ainda mais atenção à criptomoeda por parte das autoridades policiais, que falam sobre a proeminência de moedas como zcash e monero para atividades ilegais. Na semana passada, um oficial do Serviço Secreto dos Estados Unidos falou diretamente para o Congresso sobre tomar todas as medidas possíveis a fim de embarreirar o uso de criptomoedas com ferramentas de anonimato.

Leia mais: Bitcoin está se preparando para uma escalada, mas existem muitas barreiras logo adiante

Zcash Company considera modelo de governança com duas camadas

Falando sobre a ativação bem sucedida do Overwinter, o diretor de marketing da Zcash Company, Josh Swihart, elogiou o uso de uma governança em duas camadas pela rede, nesse e em futuros upgrades do protocolo.

A primeira camada, explicou Swihart, torna o upgrade opcional, de forma que usuários possam optar por adotar o fork caso concordem com ele, ou deixá-lo de lado caso discordem.

Para esse fim, o Overwinter introduziu uma proteção de replay para hard forks, garantindo que os dissidentes possam continuar utilizando a rede antiga sem medo de ataques relacionados a funcionalidade de replay. A falta de proteção nesses casos, muitos recordarão, foi um ponto chave na controvérsia envolvendo o hard fork SegWit2x do Bitcoin, planejado para ser lançado em novembro do ano passado – contudo, seus maiores apoiadores se retiraram da iniciativa.

Igualmente importante, disse Swihart, é dar tempo suficiente aos operadores de nós para se educarem sobre o upgrade e tomarem decisões informadas no sentido de optar pelo fork, ou continuar executando o software da forma antiga.

Leia mais: Duas exchanges implantaram novos modelos de taxas e atingiram recordes em volume de troca

Fonte: CCN