Startup envolvendo Lightning Network tem duas grandes propostas

Como a Lightning Network afeta a bitcoin?

Embora seja muito cedo para saber, é uma pergunta que todos estão fazendo após a realização de testes que deixam esta tecnologia tão esperada próxima de seu lançamento. A network chamou atenção nos últimos meses, atenção esta que já está fazendo com que indivíduos e negócios busquem formas de se aproveitar de seus meios de pagamento rápidos e baratos.

É nessa busca que surge uma pequena startup japonesa, chamada Nayuta, que está experimentando utilizar as formas de pagamento da Lightning no campo da IoT. Tudo, desde uma tranca eletrônica para uma porta até uma BMW estarão conectados à internet, visando aumentar a efetividade.

Com essas experiências, a Nayuta está explorando algumas implicações desta junção.

Primeiro, a startup acredita que a Lightning poderá agregar valor à IoT de uma forma que os antigos sistemas de pagamento e a bitcoin não foram capazes de fazer, por serem lentos demais.

Segundo, é um das primeiras áreas abarcando um produto baseado em Lightning, mostrando que a network pode oferecer um campo fértil para negócios, mesmo tão cedo.

Leia mais: Lightning Network Desktop App agora disponível para teste.

Lightning + IoT

A Nayuta começou, em 2015, a criar protótipos onde transações utilizando bitcoins eram usadas na esfera da IoT. Contudo, como outros que tentaram a mesma coisa, eles ficaram desapontados com suas limitações. Eles descobriram que transações instantâneas “zero-confirmation” não eram seguras o bastante e que 10 minutos era muito tempo para que uma transação fosse considerada segura.

Então, surgiu a Lightning, junto ideia de ser possível realizar pagamentos mais seguros instantaneamente (embora ainda existam algumas arestas carecendo de aparo). Sendo mais rápida do que as outras formas de pagamento, a Nayuta decidiu que essa era a única solução para a necessidade da IoT de contar com pagamentos tão rápidos quanto às conexões que a alimentam.

Uma recente invenção popular da IoT é a “SmartLock.” Em vez de solicitar as chaves de metal que nós já utilizamos (apenas mais uma coisa da qual devemos lembrar), o proprietário poderá usar seu smartphone para abrir a tranca.

Mostrando a intenção da companhia de migrar para a Lightning, eles liberaram uma proof of concept de uma trava que abre somente após o envio de um pagamento via Lightning.

Nenhuma das coisas mostradas acima é realmente útil, pelo menos em suas formas atuais. Contudo, na perspectiva da Nayuta, essas proof-of-concepts demonstram como esses pagamentos em tempo real podem favorecer a esfera da IoT, sendo um dos milhões de exemplos um sensor que captura dados do oceano, e um pesquisador que deseje adquirir estas informações paga diretamente ao sensor uma pequena taxa.

O pagamento teste foi realizado utilizando o software baseado em Lightning da Nayuta, apelidado de “Thunderbird”, e o c-Lightning, um software implementado pela startup de infraestrutura de bitcoin, Blockstream.

De certa forma, não apenas a Nayuta abre as portas para interessantes formas de se utilizar a Lighitning, como também diversifica o número de implementações do software da referida network, o que a companhia pensa ser importante, por acreditar que as atuais implementações da Lightning carecem de algumas ferramentas.

“Nós acreditamos que a Lightning ainda não está pronta,” afirma o CEO da Nayuta, Kenichi Kurimoto.

Leia mais: Epidemia global de malware de mineração afeta YouTube

Negócios baseados em Lightning começam a emergir

Isso tudo alimenta o segundo desenvolvimento interessante que a Nayuta está realizando: é uma das primeiras companhias a criar um negócio em torno da Lightning, mostrando que talvez haja futuro em se trabalhar ao redor desta network.

As startups envolvidas com Lightning, como a Lightning Labs e a ACINQ (localizada em Paris), estão focadas na tecnologia em si, não em construir um produto que a utilize. Apesar disso, Kurimoto admite que a Nayuta não tem certeza do que fará com todos os protótipos que ela lançou nos últimos anos.

“Nós ainda não decidimos o futuro dos produtos. Atualmente, estamos concentrados em desenvolver um software baseado na Lightning Network ,” disse Kurimoto, acrescentando ainda que já existe uma companhia utilizando o software, embora não possa revelar de qual companhia se trata.

Mesmo assim, a Nayuta enxerga promessas nesta área. Soluções para os pagamentos na área de IoT já são tratadas há tempos, tendo até mesmo a Visa lançado soluções de pagamento para esta área. Entretanto, para Kurimoto, a atual estrutura financeira está ultrapassada.

Se frigoríficos querem pagar aos armazéns, se os usuários querem usar micropagamentos para assistir vídeos e assim por diante, pagamentos precisam ser fáceis e rápidos. A atual infraestrutura financeira não é capaz de lidar com isso. Kurimoto afirma:

“A Lightning Network é a única solução para transações em tempo real.”

Leia mais: Principais criptomoedas registram aumentos, Bitcoin e Ethereum com 5% de aumento

Fonte: CoinDesk

Edição: Webitcoin