Uma combinação de novas e poderosas tecnologias libertará os negócios do trabalho pesado e gerará maior valor.

O consórcio de bancos, uma empresa de tecnologia global e o maior dono do shopping Justify da Austrália usaram a tecnologia blockchain ou de contabilidade distribuída, e estão tornam obsoletas as garantias bancárias em papel que valem dezenas de bilhões.

A prova de conceito foi concluída no mês passado em um teste executado pela ANZ, Westpac, IBM e Scentre Group que alavancou a mesma tecnologia que sustenta o controverso bitcoin para fornecer garantias bancárias para locadores comerciais.

Os participantes dizem que é apenas uma questão de tempo antes de a tecnologia ser lançada de forma mais ampla, interrompendo outras indústrias, como os seguros que dependem fortemente de documentos em papel.

O diretor financeiro da Scentre, Mark Bloom, está otimista quanto à eficiência que poderá ser aproveitada pela tecnologia e descreveu o processo atual como pesado e trabalhoso.

Uma atualização do processo de décadas de emissão, rastreamento e reivindicação de garantias já tão atrasado”, disse Bloom. “Todo ano, estamos negociando com mais de 2000 arrendamentos e colocando novas garantias no lugar.

A Scentre possui uma capitalização de mercado de US$ 20 bilhões e possui 59 centros comerciais Westfield em toda a Austrália e Nova Zelândia. Tem 11.500 inquilinos, muitos dos quais exigiram garantias bancárias para liberar arrendamentos entre três e seis meses em seus centros comerciais premium.

Uma garantia baseada em papel geralmente é uma única folha com um papel timbrado do banco que é armazenado em um cofre

Uma garantia baseada em papel geralmente é uma única folha com um papel timbrado do banco que é armazenado em um cofre. Entre os detalhes que contém, há uma quantia de dinheiro que o banco está garantindo, um prazo de validade, um nome de cliente, um beneficiário e objetivo.

As garantias bancárias são modificadas com frequência e podem ser falsificadas. Eles podem levar de um dia para mais de uma semana para serem emitidos. Os especialistas dizem que não há como medir com precisão quantos bilhões de garantias bancárias estão lá.

‘Aplicações óbvias’

O gerente geral do banco corporativo e institucional da Westpac, Andrew McDonald, disse que uma solução totalmente digital, eliminaria a perspectiva de fraude e reduziria os riscos de erros humanos decorrentes de processos baseados em papel.

As próximas etapas envolvem encorajar todos os players da indústria a adotar essa tecnologia para que possamos melhor proteger e economizar dinheiro para nossos clientes. Além disso, não há razão para que isso não possa ser aplicado em outras indústrias , disse McDonald.

Os participantes divulgarão um documento técnico de prova de conceito na segunda-feira que detalhará como o teste funcionou. Os especialistas dizem que precisam de suporte para toda a indústria para que a iniciativa seja viável.

Leia mais:O software da discórdia: Aquecem as discussões sobre a Segwit2x

O gerente geral da banca digital por atacado da ANZ, Nigel Dobson, disse que o grupo estava apontado para executar um julgamento maior envolvendo vários proprietários antes do final do ano. Ele disse que a tecnologia tem aplicações óbvias em outros aspectos da gestão da propriedade comercial, bem como do setor de seguros.

“Pense em todos os outros documentos que fluem através de um varejista e um gerente de propriedade, como o contrato de arrendamento e o seguro e outra documentação adjacente. Nós pensamos que há aplicações também no setor de seguros “, disse ele.

“Há uma sobreposição significativa aqui com a indústria de seguros se você pensar sobre isso. Ambos são baseados em papel, ambos se alteram regularmente e assim por diante. Acreditamos que o que aprendemos pode ser apanhado e levado para um cenário de corretor e segurador, estamos procurando acabar com isso em breve “.

As esperanças são elevadas após o avanço, o processo de comercialização será muito mais complicado e caro

A ANZ aproveitou sua experiência trabalhando com 28 bancos, incluindo o gigante bancário norte-americano Wells Fargo, em torno do uso da tecnologia para reconciliar os pagamentos e potencialmente interromper o sistema de liquidação global de pagamentos conhecido como Swift. Embora as esperanças sejam elevadas após o avanço, o processo de comercialização será muito mais complicado e caro.

A IBM criou uma equipe dedicada de pesquisadores e desenvolvedores disponíveis para projetar, desenvolver, testar e implantar o protótipo.

Durante um período de seis semanas, os participantes conseguiram provar que a criação, a alteração, a emissão, a validação e o relatório das garantias bancárias foram possíveis.

O vice-presidente e diretor de laboratório da IBM Research, Austrália Joanna Batstone, disse que o potencial é enorme.

O caso de uso comercial demonstra a oportunidade de aumentar eficiência e transparência para todas as partes envolvidas. Acreditamos que a tecnologia blockchain pode potencialmente gerar produtividade em todas as indústrias australianas .

O Sr. Bloom, da Scentre, disse que a empresa pretende ser muito mais centrada no cliente e adotou inovações e parcerias.

“Estamos promovendo a inovação em todos os aspectos do que fazemos”, disse Bloom.

Fonte: Boss Financial Review



As melhores taxas e transações em tempo real, só na 3xbit.


Comece agora 3xbit.com.br!