Transações offline de Bitcoin são agora possíveis

Transacionar Bitcoins offline? Interessante

Samourai Wallet, uma das mais conceituadas carteiras de criptomoedas, recentemente anunciou que enviar Bitcoin sem conexão com a internet será possível em um futuro próximo. Ontem, eles lançaram o que prometem ser o dispositivo TxTenna.

A transação não é feita totalmente offline, mas ela funciona de forma segura e fácil, capaz de pavimentar o futuro das transações offline de Bitcoin. Primeiramente, para poder enviar Bitcoin sem conexão com a internet, um usuário precisa depender da rede mesh da goTenna. Para começar, a Samourai Wallet cria uma transação assinada, que é transmitida para o aplicativo TxTenna. A transação é transmitida para os nós mesh próximos, por meio de um dispositivo goTenna pareado. Os nós mesh recebem a transação e passam para nós próximos, até que um nó TxTenna com conexão à internet seja encontrado. Este nó encaminha a transação para a rede do Bitcoin.

Um usuário do Twitter chamado Coinsure decidiu testar isso, realizando uma transação de Bitcoin com esta tecnologia.

O principal objetivo era tentar utilizar 5 GoTennas para enviar uma transação com uma distância de 19,2km – tendo em vista que um dispositivo goTenna tem um alcance máximo de 6,4km. Primeiro, ele definiu sua rota em Auckland, Nova Zelândia – onde os nós podem receber e enviar transações sem problemas.

https://twitter.com/Coinsurenz/status/1052062010580455425

Os equipamentos utilizados foram 4 goTennas (cada uma custando certa de US$26), um smartphone Android sem sinal ou conexão com wi-fi, e algumas outras coisas para mascarar as goTennas, de forma que ninguém pudesse interferir com seu projeto. Seu telefone funcionou como um rádio com uma carteira Bitcoin e utxos, enquanto o telefone de sua namorada, conectado à internet, agiu como nó final que enviaria a transação à rede Bitcoin. A primeira transação foi de One Tree Hill até Mt. Albert – uma distância de 5,61km. A transação foi bem sucedida.

A segunda transação foi do cemitério de Waikumete até Mt. Albert, e então foi enviada pelo celular de sua namorada. A transação foi bem sucedida, e a distância total até agora é de 12,67km.

A terceira transação foi feita do observatório Parkinson – 7,15km de distância desde o único ponto. Esta última transação falhou, talvez pelo fato do aplicativo ter falhado no celular de sua namorada. Contudo, o experimento foi bem produtivo. Segundo Coinsure, 1120km² podem ser cobertos com 37 goTennas.

O teste foi quase completamente bem sucedido. Mesmo que a última transação não tenha passado, isso pode ter ocorrido por conta do problema com o aplicativo. Entretanto, esse experimento prova o quão útil pode ser o Bitcoin, e como a criptomoeda poderá funcionar nas mais difíceis das condições. Ademais, goTennas não possuem uma área de transação grande. Contudo, outros dispositivos podem ser criados, e eles provavelmente permitirão que alguém envie Bitcoin com mais de 20km de distância, sem conexão à internet. Esse é apenas o começo, e o futuro parece promissor.

Fonte: Zero Crypted