Tudo que você precisa saber para escolher a sua carteira de Bitcoin

Você sabe como escolher a melhor carteira de Bitcoin para você, de acordo com as suas necessidades? Nesse post vamos te apresentar todos os tipos de carteiras disponíveis, os prós e contras de cada uma, além de algumas dicas e boas práticas para armazenar seus bitcoins de uma maneira segura. Os tópicos abordados serão:

1. Por que é importante saber como armazenar seus bitcoins?
2. O que é uma carteira de Bitcoin?
3. As carteiras são seguras?
4. Carteiras Quentes vs Carteiras Frias;
5. Tipos de carteiras quentes;
6. Tipos de carteiras frias;
7. Boas práticas de segurança;

Por que é importante saber como armazenar seus bitcoins?

Uma característica fundamental do Bitcoin em comparação ao dinheiro que usamos diariamente é o fato dele não depender de um sistema bancário, tanto para ser transferido, como para ser armazenado. Na rede Bitcoin, o usuário é o único responsável pela custódia de suas moedas. No entanto, como acontece com qualquer outra tecnologia, há um número crescente de tentativas de fraude e golpistas ocultos pela internet procurando roubar bitcoins de pessoas desprevenidas.

Leia mais: Comissão de Valores Mobiliários brasileira (CVM) autoriza investimentos “indiretos” em criptomoedas

Por isso, é muito importante estar atento e saber quais são as formas de armazenar as suas moedas, escolhendo a melhor carteira de Bitcoin de acordo com as suas próprias necessidades, bem como estar por dentro das melhores práticas de segurança.

O que é uma carteira de Bitcoin?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que o nome Carteira de Bitcoin ou “Bitcoin Wallet”, em inglês, pode gerar um pouco de confusão. A verdade é que as carteiras não armazenam bitcoins de fato, pois esses estão registrados na Blockchain. Em vez disso, as carteiras de Bitcoin mantêm um par de chaves, uma pública e uma privada, que dão ao usuário o direito de utilizar essas criptomoedas.

As carteiras são seguras?

Existem diversos tipos de carteira e inúmeras empresas competindo para serem a melhor solução dentro desse mercado. Diferentes tipos de carteira oferecem diferentes níveis de segurança e diferentes níveis de praticidade. Mais à frente entraremos em detalhes técnicos para que você possa decidir qual a melhor carteira de Bitcoin para você, mas, de um modo geral, a resposta para esta pergunta é: tudo depende de como você gerencia sua carteira.

Leia mais: Brasil: Bancos são investigados pelo cancelamento de contas relacionadas a criptomoedas

Lembre-se: quando se trata de criptomoedas, você é o único responsável pela segurança do seu dinheiro. Se você não armazenar sua carteira de forma adequada e permitir que outras pessoas tenham acesso a sua senha, você estará entregando todo o seu dinheiro. Então seus bitcoins estarão seguros somente se você puder garantir que ninguém mais terá acesso as suas chaves além de você.

Sabendo disso, vamos analisar, a seguir, os tipos de carteiras mais comuns e como cada uma funciona.

Carteiras Quentes vs Carteiras Frias

As carteiras de Bitcoin são geralmente classificadas em dois grandes grupos, as quentes e as frias. Aquelas que possuem ligação direta com a internet são chamadas de carteiras quentes e
as demais são chamadas de carteiras frias.

As carteiras quentes estão armazenadas em um dispositivo que está conectado à rede ou estão armazenadas em um servidor online, o que as torna mais vulneráveis, pois um hacker pode acessá-las através da internet. Ao mesmo tempo, são práticas, porque a conexão à rede facilita a realização de movimentações das criptomoedas.

Já as carteiras frias são mais seguras por trabalharem offline, mas não são tão práticas, pois é preciso conectá-las à internet para fazer qualquer transação. Elas são mais indicadas para armazenar grandes quantias de bitcoins.

Carteiras Mobile

Carteiras móveis funcionam como um aplicativo no seu smartphone, armazenando as suas chaves e permitindo que você realize transações e pague por serviços utilizando criptomoedas diretamente pelo seu celular. Para aqueles que usam bitcoins diariamente, uma carteira móvel é uma ferramenta muito útil.

Prós

– Ideal para quem preza por agilidade e portabilidade para usar o Bitcoin no dia a dia;

Contras

– Oferecem um menor nível de segurança, pois são muito mais vulneráveis a ataques de hackers e malwares;
– Você pode perder o controle de sua carteira caso alguém tenha acesso ao seu dispositivo móvel;

Carteiras Móveis mais populares:

Webitcoin: Tudo que você precisa saber para escolher a sua carteira de Bitcoin

Carteira Web

Como o próprio nome sugere, a carteira web permite ao usuário acessar e gerenciar seus bitcoins por meio de um navegador , não sendo necessário baixar nenhum software ou aplicativo. Dessa forma, a carteira fica hospedada em servidores da empresa responsável pela prestação desse tipo de serviço.

Prós

– Acessíveis em qualquer lugar, bastando ter acesso à internet;
– Facilitam o processo de armazenamento de chaves dando menos trabalho para o usuário;

Contras

– Como a empresa da carteira web armazena um backup criptografado da sua chave privada, não é a opção mais segura, visto que parte do armazenamento está sob controle de um terceiro;
– São vulneráveis a ataques e softwares maliciosos, pois são conectadas à internet, colocando em risco o seu patrimônio;

Exemplos de carteiras online:

Webitcoin: Tudo que você precisa saber para escolher a sua carteira de Bitcoin

Este post é obra da exchange Modiax, sendo parte de seu esforço para educar investidores e entusiastas das criptomoedas tratando de assuntos que afetam diretamente na esfera das criptomoedas.